Música Gospel Brasileira: Um Novo Mover, Somente Vendas ou Síndrome de Balaão?

10 10 2007

colunapingo001a.png

 

Realmente estamos vivendo momentos muito especiais dentro da Música Gospel Brasileira. Tempos atrás éramos os excluídos da sociedade, os veículos de comunicação não abriam as portas para a nossa música – que achavam a mesma velha e cafona -, não tínhamos os melhores equipamentos e nem as melhores estruturas de shows e gravações.

Hoje, graças a Deus, a nossa realidade é outra: somos o segundo maior seguimento em vendas de CDs e DVDs no Brasil, perdendo somente para o Sertanejo e Axé. Hoje temos as melhores estruturas de shows e gravações de CDs e DVDs, lotamos estádios, teatros e praças. Temos os melhores músicos e cantores e um público fiel nas apresentações e aquisições de nossos produtos. Aí eu te pergunto: será que tudo isso é um novo mover de avivamento de nossa música evangélica?

Infelizmente existem vários cantores, duplas, bandas e corais que têm se utilizado dessa vitória conquistada após muitos anos de luta e usado de forma indevida. Falam que têm a mente de Cristo, mas não reformulam as linguagens musicais e nem suas mensagens.

A mesmice tem cansado muitas pessoas. As mesmas batidas australianas, inglesas e outras, que não se encaixam com a verdade do nosso Brasil. Isso é um fator histórico hereditário, sempre gostamos e executamos coisas que são vindas de outros lugares, mas nunca utilizamos as ferramentas que o Senhor tem dado ao nosso País. Não estou falando somente de rítmos, mas também de criatividade.

Vemos o mundo secular exportando aquilo que é nosso com músicas e letras que não levam a nada, temos que realmente tomar posse do que é nosso por direito, utilizarmos no reino de Deus e colocarmos em prática nesse país, que tem promessa de ser o verdadeiro portal de avivamento dos últimos tempos.

Chega de utilizarmos aquilo que foi entregue a outros países. Temos que parar de fazer músicas que estão “na moda”, com intenção de somente ganhar dinheiro em vendas de CDs.

Vamos acordar levitas e ministérios de louvor! Deus tem uma estratégia nova para nos entregar. Não queira ter a síndrome de Balaão (Num. 22:23-25), que fazia a vontade de Deus na frente das pessoas, mas por trás o seu coração estava voltado aos lucros, ao dinheiro.

Chega de somente querer fazer músicas com temas de chuvas, raios, trovões, noivas, águias, leões e outros. Precisamos resgatar o genuíno evangelho, que é levar as boas novas de salvação, mensagens de paz , amor de Deus para com o Homem, de mudança de vida, de uma porta de saída para uma sociedade que vive amedrontada e triste. Precisamos levar alegria de vida, independente de rítmos e estilos de música.

Vamos amar a nossa Pátria, vamos amar os nossos rítmos e fazê-los assim como armas de guerra para um avivamento real, sem interesses próprios, mas com o coração voltado ao crescimento do Reino de Deus. Sabendo que toda regra tem sua exceção, graças a Deus temos bandas, cantores, grupos que levam a mensagem do Reino com qualidade e de forma criativa e direcionada.

Fiquem com Deus!

badge_pingo.png

Mr.Pingo é Músico, Ministro de Louvor, Produtor Musical e Artístico e Líder do Ministério Quenani de Brasília, Distrito Federal. Para maiores informações, acesse: www.quenani.com ou ligue para (61) 3965-2383.

Anúncios

Ações

Information

4 responses

12 10 2007
Mônica

Uma opinião rápida: Devemos abrir olhos para a enganação que é o chamado; “inspiração vinda de Deus”, “mover”; simplismente como desculpa p/ a falta de DOM, DOMÍNIO do que se tá fazendo, CRIATIVIDADE, PROFISSIONALISMO. Chega de “MANTRAS GOSPEL”! Chega de jargões repetitivos e rasos! Sejamos INTELIGENTES, como os seres feitos por Deus… dotados de cérebro, PARA PENSAR!!! CHEGA DESSA SANTA BURRICE!!!

Deixo para meditação:

“Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês.” (Romanos 12.1 NVI)

“Fiz uma aliança com Deus: que Ele não me mande visões, nem sonhos nem mesmo anjos. Estou satisfeito com o dom das Escrituras Sagradas, que me dão instrução abundante e tudo o que preciso conhecer tanto para esta vida quanto para a que há de vir.” Martinho Lutero

12 10 2007
Mônica Felix (Fã da BOA música BRASILEIRA)

SEGUNDA opinião rápida: O brasileiro perdeu sua identidade… vamos parar de preconceito, e de valorizar o que vem de fora… Vamos deixar de sermos meros imitadores dos nossos colonizadores, e mostrar o que o BRASILEIRO TEM! Onde está o “balanço” , o “rítmo”, a “inreverência”, a “criatividade”…tato adimirada e vista nos artistas seculares brasilieros, mas ESQUECIDA no meio evangélico ? ! Deus nos fez seres diferentes, cheios de particulariedades: “culturas”, dons e talentos… VAMOS EXERCITAR!

7 11 2007
Diego H.Gomes

Como cantor e ministro de louvor eu tbm tenho essa visão de valorizar nossas características…
Tenho uma visão de ministério internacional de um tempo em que brasileiros lancem sim albúns em Ingles ou outras linguas mais universais porém levando o nosso “tempero”…

Temos muita riqueza cultural… Creio que é possivel fazer louvor ate mesmo pop, mas com uma cara nossa, com a paixão tão adimirada em nos brasileiros, por exemplo pelo Hillsong que é o mais copiado…

Criatividade né galera…

31 01 2008
luiz alberto ( beto )

A SHALON !!

Amados e queridos conheci hoje este site e gostei muito prq tenho este mesmo pensamento sobre a musica E V A N G É L I C A. Onde a mesma tem perdido sua identidade para agradar a homens (R$) e deixo uma deixa aqui:

“Amaras o teu D E U S acima de todas as coisas e o proximo como a timesmo”

Aqui entendo q a musicalidade de hoje tem somente lembrado da segunda parte ” AMARAS O PROXIMO COMO A TI MESMO” e a colocado como a primeira e se esquecendo que o versiculo fala que devemos “Amar a Deus acima de todas coisas” e queremos agradar ao homem em primeiro plano pra depois a D E U S prq tbem se não não vende rsrsrs os cd’s ….

+ Falo que os fiéis erdarão o reino dos Ceus . Vamos buscar a verdadeira escência do louvor assim como Davi …..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: