Dicas de Gravação, Parte 1

20 09 2007

colunaroby001.png

O Repertório

É muito importante escolher, analisar e organizar o repertório que será gravado de acordo com o estilo desejado e timbre de voz. Isso facilitará no quesito interpretação e escolha da ordem em que as músicas serão gravadas.

Se no seu repertório existir músicas com velocidades, ritmo e pulsação variadas (lentas e rápidas), a minha sugestão é que você comece a trabalhar pelas canções que exijam maior desenvolvimento rítmico, pois a pulsação mais rápida no início da gravação ajuda no aquecimento das suas pregas vocais e na sua disposição para a gravação.

Gravando Músicas com Pulsações Rápidas

A sensibilidade auditiva é algo muito pessoal, porém existe um padrão universal para a gravação de voz. Fique atento ao volume do fone de ouvido e como a musica é rapida, o apelo percussivo vai estar em evidência. Prefira portanto a “cozinha” (bateria, percussão e baixo) em destaque na mixagem do seu fone e em segundo plano a harmonia (teclado e guitarra).

Se a música exigir volumes mais acentuados em alguns trechos, a “cozinha” vai dar a base para que você não saia do rítmo. Obviamente a harmonia também será guia para sua afinação, mas como a música é ritmada, o importante é vibrar junto com ela!

Performance na Gravação

Para que a gravação tenha uma qualidade satisfatória quanto à interpretação, é essencial o cantor, se possível, decorar a música. A diferença de quem canta lendo e canta sabendo é muito perceptível no resultado final.

Quando se está lendo fica mais difícil viver a canção e a sua mensagem.

É isso aí, até a próxima.

badge_roby.png

Robson Nascimento é pastor, cantor, compositor, produtor musical e dono do estúdio MasterPiece Studios. Para maiores informações acesse o conteúdo Talento do Mês e você saberá mais sobre o MasterPiece Studios ou ligue para (11) 5908-0856 / 3384-0080.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: