Entrevista com Leonardo Gonçalves

31 08 2007

leo_post.png

Entrevista de Leonardo Gonçalves, concedida à Radio Novo Tempo, feita por: Edu Santos (locutor), Giovane Barbosa (coordenador da gravadora Novo Tempo) e Luciane Rocha (repórter da revista Novo Tempo).

Luciane Rocha: Leo, o encarte tem uma forte dose de personalidade, muitas fotografias, rabiscos, alguns recortes, umas fitas também, enfim, um projeto gráfico… O que é isso?

L.G.: A capa já é uma coisa interessante, você olha para ela e não entende nada, né? Tem três folhas de papel, meio amassadas, meio que jogadas, um vermelho, um bege e um marrom mais escuro e escrito ‘Viver e Cantar’, aparentemente com a letra de alguém. Realmente, você pode olhar assim e pode achar: ‘Meu! Que coisa estranha!’, não é?

Pra começar essa letra que está escrito ‘Viver e Cantar’ é a minha letra assim como a letra que você vê no decorrer do encarte, no nome de todas as músicas. O Zé Carlos Gasparazzo, que é designer gráfico responsável pela arte do CD, escaneou. As fotos foram tiradas pelo Chapolim, a Gláucia também ajudou na direção de fotografia. As folhas rasgadas na capa, na verdade, representam cada uma, um dos três blocos do CD, divididos por assuntos teológicos. Os interlúdios são para o ouvinte perceber que estamos mudando de bloco.

O primeiro bloco, representado pela folha vermelha, é o bloco da história da redenção, tem uma abertura, depois tem quatro músicas, uma que fala sobre a morte de Cristo – o sacrifício -; a segunda fala sobre a ressurreição, que é a música ‘Ele Vive’. A terceira música, ‘Ele virá’, fala sobre o tempo do fim, a música cinco, ‘Um dia’, fala sobre a nova Terra. Depois vamos para o segundo bloco, que está representado na capa pelo papelzinho bege. Esse bloco fala sobre o relacionamento com Deus, e são: um interlúdio, depois quatro músicas com foco, principalmente, na liberdade, no conhecimento da verdade ‘Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará’, e este conhecimento real da palavra de Deus. Um conhecimento real da pessoa que é Deus, no relacionamento íntimo e pessoal, que é o que nos dá a liberdade. E no último bloco, mais um interlúdio e quatro músicas no assunto louvor e adoração; estilos de louvor e adoração diferentes, aproximações e abordagens diferentes desse assunto.

Depois tem um pós-lúdio e duas faixas bônus. Uma das faixas bônus é ‘Nachamu, Nachamu’, que é uma música em hebraico do meu CD de música judaica que será lançado, acredito que até o fim do ano. Eu espero que até o final do ano a gente tenha esse CD também, de música judaica, isso é uma prévia já. A música é toda em hebraico, sobre o texto bíblico de Isaías 40, versículo de 1 a 3, ‘Consolai meu povo, diz o Senhor’ e assim por diante, você que está aí na sua casa pode pegar sua bíblia e conferir. E a segunda faixa bônus que é o ‘Ele virá’, numa outra versão, essa é a versão acústica, no final tem a versão completa.

Luciane Rocha: ‘Viver e Cantar’ é a música 7, não é? É o título da obra e uma música de João Alexandre, como é que nasceu essa parceria e porque que ela se tornou o título de seu trabalho?

L.G.: Na verdade eu sou um grande admirador do trabalho, não posso nem falar trabalho: da obra do João Alexandre. Seguindo a definição de profeta, o profeta é quem traz o recado de Deus para o povo de Deus. O profeta não é um vidente. Pra mim, o João Alexandre é um profeta, ele traz, às vezes, recados duríssimos para o povo de Deus, mas recados que a gente necessita ouvir. Desde que eu entrei em contato com o trabalho dele, eu tinha o quê? Três, quatro anos de idade, pelo disco ‘Vento Livre’, da Igreja Batista do Morumbi, disco antigo que meu tio produziu, eu acompanho o trabalho dele, admiro o trabalho dele, admiro a pessoa dele, o que ele representa, fazer com tanto esmero, com tanta qualidade, com tanto conteúdo o que ele faz. Eu até brinco, gravar um disco, pra mim, hoje, e não ter uma música do João Alexandre, eu acho um desperdício (risos). No primeiro CD teve a música ‘Coração’ e agora a faixa título ‘Viver e Cantar’.

Edu Santos: Já que você citou esse ‘Vento Livre’ aí, não só o João Alexandre, mas junto com ele tem o Asaph Borba, tem o…

L.G.: Ghilherme Kerr, Jadir Cabral, Edilson e Estênio Botelho, que, aliás, Edilson e Estênio Botelho foram os que fizeram a música ‘Poemas e Canções’, são dessa mesma galerinha, entendeu? Eles fazem música com esse tipo de conteúdo e foi proposital, claro! No primeiro CD, a faixa 7, tema: ‘Poemas e Canções’, no segundo, a faixa 7, tema: ‘Viver e Cantar’. Primeiro que são parecidos, ‘Poemas e Canções’, ‘Viver e Cantar’, então são essas coisinhas que a gente bota pra dialogar. Você vê, a faixa de trabalho do primeiro disco foi ‘Getsêmani’, que era a faixa 3, fala sobre ressurreição. A faixa de trabalho agora é ‘Ele Vive’, faixa 3 também e a música ‘Ele Vive’ é continuação de ‘Getsêmani’, no sentido de que ‘Getsêmani’ fala da morte de Cristo e ‘Ele Vive’ fala da ressurreição, até cita uma parte da letra do ‘Getsêmani’. Eu tento criar, realmente, essas coisas pro ouvinte se familiarizar, pra poder acompanhar o trabalho e ver que uma coisa é a continuação da outra. Não estou rompendo com o primeiro disco, estou dando continuidade ao trabalho que já foi iniciado.

Luciane Rocha: Muito se perguntava por aí: ‘Por que o Leonardo não lançou antes outro trabalho?’, o pessoal estava ansiando tanto. O que aconteceu Leo?

L.G.: Eu precisava me concentrar em reunir as músicas e em começar a já fazer os arranjos e pré-produção. Pré-produção em dois anos é uma coisa que as pessoas não costumam fazer, realmente foi um exagero da minha parte. Além desses dois anos de pré-produção, ainda se uniu a mais um ano de produção, eu pensei que depois de tanta pré-produção, ‘em três, quatro meses eu gravo o CD’, que nada! Demorei um ano pra gravar o CD. Começamos as gravações em Agosto do ano passado, em Julho ficou masterizado. Ficou pronto a parte do CD.

O DVD ainda demorou mais um pouquinho, então está explicado aí. Foram dois anos de divulgação do primeiro CD, dois anos de pré-produção e mais um ano de gravação. Esse ano de gravação é que foi repleto de experiências maravilhosas, de milagres, tem até uma música, ‘Somente a Ti’, que é uma música do Wendel, um amigo meu, é a música que, na verdade, fecha os três blocos, que fecha o CD.

Depois dessas três músicas só tem o pós-lúdio e as faixas bônus. Essa canção é muito especial pra mim. Primeiro que ela foi feita por um grande amigo meu, o compositor Wendel Matos, o Wendel Matos que está passando por um momento difícil da vida dele. Ele já tinha feito a música há bastante tempo, mas a orquestração dessa música, a orquestra que se ouve ao fundo, ele fez na cama do hospital, em um fim de semana. Ele teve que fazer uma biópsia em uma Sexta-feira, ficou Sábado e Domingo ainda internado e, com o laptop, fez essa orquestração lindíssima e pra coroar ainda mais essa música, ela emenda direto no pós-lúdio ‘Amém’, de um compositor muito famoso de música erudita contemporânea, de coral principalmente, o americano Martin Lawrence. Eu sempre gostei muitos das músicas dele. Ele tem um trabalho com um coral fantástico e eu achei que o ‘Amém’ dele combinasse com a música do Wendel, só que você não pode fazer isso, pegar a obra de um autor, ainda mais tão reconhecido, tão famoso e falar: ‘Eu só quero o ‘Amém” e colar numa outra música. Eu entrei em contato com a editora dele, mandei um e-mail, eles me responderam, aí pediram um mp3 de como eu ia fazer essa colagem. Eu fiz e mandei e eles mandaram pro autor. Ele ouviu, mandou de volta pra editora e aprovou, graças a Deus! Ficou, realmente muito bonito.

Edu Santos: Você é cantor e compositor?

L.G.: Embora eu tenha feito algumas músicas para esse CD, a palavra compositor, assim… Nem todo mundo que escreve é poeta, nem todo mundo que escreve música é compositor, tem meio que um mito nessas palavras. O Wendel que escreveu essa música e fez a orquestração, ele sim é compositor, eu escrevo umas musiquinhas de vez em quando.

Giovane Barbosa: Se o Leonardo não está sabendo, vai ficar sabendo agora, olha só! ‘Poemas e Canções’, foram 60.000 CDs vendidos em praticamente cinco anos, 12.000 CDs a média, né? 12.000 CDs por ano! Uma média de 1.000 durante todos os meses, e sem parar. Isso foi uma grande estatística Leonardo Gonçalves. E ‘Viver e Cantar’, aí que vem, exatamente, a novidade: 5.500 peças vendidas em apenas cinco dias! Sem a gente vir aqui pro ar falar, porque a gente chegou, estávamos esperando chegar o bloco de CD e DVD e agora vem a pergunta pro Leonardo Gonçalves: O que esperar desse novo filho, amigo? 5.500 peças vendidas até hoje, já deve ter ultrapassado 5.500 peças.

L.G.: Bom, o que, na verdade, alegra a gente nessas coisas é a gente saber que o trabalho, que todo o esforço, está chegando na casa das pessoas. Porque essa experiência toda, que não é só minha, mas de todos os compositores, não deve servir de exemplo, mas ela deve servir de ânimo.

Deus sabe o que faz, os planos de Deus ninguém pode alterar e eu louvo a Deus por isso. E se Ele tem grandes planos pra esse CD do ponto de vista numérico, eu louvo a Deus por isso. Se uma pessoa for tocada e uma vida for transformada, eu acho que isso é mais do que qualquer ser humano poderia pedir. Ontem eu tive o privilégio de cantar no batismo de uma moça que está indo se mudar para a Irlanda, ela é jornalista, foi colega de faculdade de uma menina da Igreja Adventista do Brooklin e o primeiro contato que ela teve com a igreja foi através do meu CD. A primeira vez que ela pisou numa igreja teve um sermão e a pessoa cantou a música ‘Volta’ e ela se decidiu pelo batismo, ontem desceu às águas batismais. Graças a Deus conseguiram falar comigo, eu estava livre e pude ir até a igreja do Brooklin acompanhar esse batismo, foi muito emocionante.

Eu louvo a Deus por isso, sabe? Se uma pessoa for tocada, que Deus seja louvado por isso, se eu conseguir transmitir Deus pra uma pessoa, isso é mais do que qualquer ser humano pode pedir, porque a gente sabe que Deus não precisa da gente, Ele não precisa da música, Ele não precisa de mim, Leonardo Gonçalves, pra fazer a sua obra e tocar a vida das pessoas, é o Espírito Santo que faz isso, mas quando Ele nos usa é um privilégio imensurável, indizível.

Edu Santos: Léo, você é cantor. É uma escolha, uma decisão, um ministério…

L.G.: É um chamado.

Luciane Rocha: Você vive pra cantar ou canta pra viver?

L.G.: É, na verdade, eu vou ficar até com as primeiras frases dessa música ‘Viver e Cantar’ do João Alexandre, profeta, poeta, tudo: ‘Quero cantar o que vivo, quero viver o que canto, seja meu riso meu pranto, viver e cantar’.

Luciane Rocha: Fazendo discípulos, né? Tem muitas pessoas aí pelo Brasil, a gente vai nas igrejas e o pessoal está lá com o CD e cantando as músicas do Léo.

L.G.: Como disse Paulo: ‘Sejam imitadores meus enquanto eu sou imitador de Jesus Cristo’, porque, na verdade, Ele é o maior exemplo.

 

Luciane Rocha: Muito bem, sendo assim, encerramos aqui esse bate papo e agradecemos sua participação aqui, Léo.

L.G.: Eu que agradeço.

Para adquirir o CD Viver e Cantar, clique aqui. Visite também o site de Leonardo Gonçalves.


Anúncios

Ações

Information

12 responses

15 09 2007
Felipe

Sou um admirador do trabalho do Leonardo. O disco Viver e Cantar está estupendo, gostei muito do primeiro disco, Poemas e Canções, mas o segundo está realmente fenomenal, diferente de tudo que o mercado gospel brasileiro já produziu. Louvo a Deus por levantar servos como o Leonardo.
Abs,
Felipe Aguiar

17 09 2007
Claudia

Conheci o Leonardo Gonçalves quando ele veio a Adventista do Itaim Paulista, um amigo meu me convidou e me surpreendi com o maravilhoso dom deste jovem cantor, me apaixonei por sua musica e voz .O CD Poemas e Canções é lindo e o novo CD Viver e Cantar está muito lindo!Mostra a evolução deste cantor!Que é muito humilde e simpático, conversou com todos no dia que fez a apresentação, com paciencia e um sorriso nos lábios!
Além de tudo descobri que ele tem uma admiração por João Alexandre que fez até a música tema do CD, outro cantor que já admiro desde minha adolescencia.Leonardo Gonçalves é sem dúvida uma realidade na música gospel brasileira!

Claudia Ribeiro

21 09 2007
ANTONIO PEREIRA

O LEONARDO GONÇALVES É UM FENOMENO DA MUSICA EVANGELICA E.

21 09 2007
ANTONIO PEREIRA

E UM TRABALHO LINDO DESSE RAPAZ,ELE CANTA MUITO E UM FENOMENO LOUVO A DEUS PELA A VIDA DELE.

25 09 2007
Tiago Barbosa

Fico muito feliz ao saber que Deus usa quem Ele quer e da forma que Ele determinar, e assim tem sido na vida de Leonardo;suas músicas são belíssimas e a orquestragem magnífica…isso, sem deixar de mensionar a questÃo vocal !!!!
QUE DEUS CONTINUE NO CONTROLE DE TODAS AS COISAS E QUE O MESMO SEJA O CENTRO DE TODA A SUA MOTIVAÇãO A DISPEITO DO REINO !

8 10 2007
Suzi

eu amei o novo Cd do Leo. primeiro que sou fa de carteirinha do cantor,depois que eu estava esperando um tempao para esse Cd sair.ainda nao tenho o meu mesmo, mas o meu irtmao comprou e do que eu pude escutar ele esta otimo! só senti falta de uma música mais agitada , como foi Nao Preciso Mais Temer, no último CD dele.
Ah, gostei muitissimo do encarte, o projeto gráfico ficou no mínimo interessante!ah, percebi que nao tem play-backs, mas em compensacao tem 18 músicas!

13 11 2007
lilly

o Leo esta de parabéns,suas músicas são muito lindas… e elas falam ao nosso coração…que Deus ilumine cada dia mais a vida de Leo, que ele louve cada dia mais o nome do Senhor…

13 11 2007
juliana

Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam à Deus!Léo meu sonho aqui nesta terra é te encontrar e ouvir uma linda canção ao vivo,estarei orando para que este escontro seja possível!!!Deus seja louvado!beijos

26 11 2007
ISRAEL BARBOSA

bem, escuto todos os dias o cd viver e cantar de leonardo gonçalves. É gratificante escutar CDs desse porte (de alta qualidade) que edifica nossa fé a cada canção (hino) escutada. Espero um dia conhece-lo. Louvo a Deus também, não como leonardo gonçalves rs rs rs rs rs rs mas quando canto hinos dele sempre alguém vem me falar q hino bonito. Realmente é uma responsabilidade louvar a Deus, não só por cantar por mostrar q sabe cantar mas devemos ter o objetivo de resgatar pessoas que precisa de Jesus em sua vida. Abraço. fiquem na Paz De DEUS. EPERO ATÉ O FIM DE MINHA VIDA VIVER E CANTAR ! ! !

7 02 2008
Jany Luz

Falar da admiração que tenho por Leo e seu trabalho é algo muito difícil, pois procuro palavras e não encontro. Mas acho que posso resumir dizendo que queria eu poder alcançãr o coração de Deus como o Leo alcançou o meu. (Entendam: Tenho buscado adorar a Deus de todo o coração e me esvaziar para ser cheia dele, mas as vezes penso que não conseguir atrair um simples olhar do meu Senhor). Então chegou o Leo ao meu conhecimento com tantos detales encantadores que é difícil não amá-lo. Eu queria muito que ele soubesse que o admiro assim. Mas… sou mais uma em meio a multidão. mesmo assim deixo aqui meus mais sinceros respeitos e peço a Deus que o abençoe muito.

8 02 2008
Claudia

Novamente escrevo sobre este cantor e cristão super humilde e simpático. Eu encontrei com o Leonardo desta vez na PibItaim e foi edificante, ele cantou musicas do novo cd e uma música do Novo Tom, foi mais abençoado ainda porque tive a oportunidade de falar com ele e testemunhar o que aconteceu no dia em que fui vê-lo cantar pela primeira vez, um milagre pessoal em minha vida! Eu e minha família tiramos muitas fotos, Leonardo foi gentil e muito atencioso. Além de cantar como ninguém, ele é humilde e um homem de Deus de verdade! Valeu Leo!

14 03 2008
Laís

Glória a Deus pela vida deste homem… Eu admiro muito o homem de Deus que é, suas músicas não são compostas apenas de técnica (apesar de ele ter uma técnica formidável), mas acima de tudo têm a mão de Deus sobre elas.

“Edu Santos: Léo, você é cantor. É uma escolha, uma decisão, um ministério…

L.G.: É um chamado.”

Essa resposta foi a melhor da entrevista.

E é isso que faz pessoas como aquela irmã citada na entrevista, descerem as águas do batismo através da vida dEle. Desejo que Deus o use infinitamente mais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: